terça-feira, 28 de outubro de 2014

Entenda o que é keylogger e saiba como proteger suas informações



Keylogger (ou registrador de teclas) é um programa de computador cuja finalidade é registrar tudo o que é digitado em um teclado, na maioria das vezes objetivando capturar senhas, números de cartão de crédito e outras informações importantes. Ele tem um funcionamento típico de spyware, pois é instalado e atua sem que o usuário perceba sua presença.
Um kelogger pode capturar tudo que você digitar (Foto: Divulgação)
Grande parte dos golpes virtuais são feitas usando algum tipo de keylogger, que depois de instalado no computador sem o conhecimento da vítima, captura dados importante e os envia a um cracker que posteriormente os utiliza para executar as fraudes.
Mesmo os keyloggers sendo programas muito sutis, durante a digitação de textos, é perceptível em intervalos regulares, uma lentidão acompanhada de uma piscada quase instantânea do cursor do mouse, ou até mesmo da tela inteira. Tal situação denuncia o momento em que o programa salvou as teclas digitadas no arquivo de LOG. Contudo, em máquinas com processadores de alta velocidade, estes sintomas são menos perceptíveis.
Entretanto, a melhor maneira de descobrir e até mesmo prevenir a presença de um keylogger é instalar no computador um antispyware em conjunto com um firewall e um antivírus, o que dependendo da ferramenta de segurança escolhida, pode até mesmo ser parte de uma única solução.


Programa de detecção de keylogger (Foto: Divulgação)

Inicialmente os keyloggers eram usados apenas para monitorar a atividade de funcionários de uma empresa, para os pais checarem que tipo de conteúdo seus filhos estavam acessando ou em jogos que precisavam monitorar o teclado para saber quando uma combinação de teclas de atalho seria acionada durante uma partida. Somente mais tarde eles começaram a ser usados para atividades fraudulentas.
A instalação de um keylogger geralmente é feita através do envio para o usuário de algum conteúdo que contém o programa disfarçado entre os anexos e links em e-mail ou por meio de outros tipos de conteúdo baixados da Internet. Por isso, é muito importante que ao clicar em um anexo, link ou qualquer outra forma de download, o usuário tenha certeza de que realmente que o arquivo a ser baixado é confiável, mesmo que ele tenha uma ferramenta de segurança instalada em seu computador. Claro, é importante lembrar que existem os keyloggers baseados em hardware, que podem ser embutidos nos equipamentos ou colocados entre o teclado e o computador, estes são bem mais difíceis de detectar.


Keylogger de hardware instalado em computador público (Foto: Divulgação)
Uma dica importante para quem for usar um computador público e precisar digitar alguma senha: use o teclado virtual do Windows. Mais importante ainda, ao chegar em casa verifique se usa senha ainda continua a mesma e se não houve nenhuma outra alteração na conta acessada.
Resumindo, por maior que seja o perigo que os keyloggers possam oferecer atualmente, uma boa ferramenta de segurança aliada ao cuidado do usuário, pode neutralizar essa ferramenta, tonando-a inútil e deixando os crackers sem material para fazer suas fraudes.

Fonte:http://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2012/10/entenda-o-que-e-keylogger-e-saiba-como-proteger-suas-informacoes.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário